quiz-teste-financas-e-investimentos

Respostas do QUIZ do PoupeMe.com – Qual seu nível de conhecimento em finanças e investimentos?

Tu tá no nível foda ou aprendiz?

Esse artigo apresenta as respostas ao quiz oficial do PoupeMe.com.

Bem, nosso TESTE de conhecimento em finanças e investimentos classifica você em seis níveis:
– Nível Warren Buffet – ORÁCULO
– Nível Lobo de Wall Street – EXPERT
– Nível Silvio Santos – FENÔMENO
– Nível Saucí Fufu yeah yeah rrá – NORMAL
– Nível CREFISA – PÉSSIMO
– Nível SPC SERASA – HORRÍVEL

Se não sabe ainda qual é seu nível de conhecimento em finanças e investimentos, então pare de ler aqui e faz o teste antes por lá.

Pra saber seu nível com o Quiz do PoupeMe.com, é só dale teu e-mail abaixo pra iniciar.

 

Agora vamos as respostas…

 


#PERGUNTA# Qual dos produtos financeiros abaixo não é de Renda Fixa?


Opções:

-> Certificados de Depósito Bancário – CDBs.
-> Fundos Imobiliários
-> Debêntures
-> Poupança

Resposta correta:

-> Fundos Imobiliários

De olho no lance:

CDBs são títulos emitidos por bancos pra eles captarem dinheiro e utilizarem do jeito que quiserem. Ou seja, são empréstimos que fazemos aos bancos. Quando é um empréstimo “inverso”, é um investimento em renda fixa, pois já sabemos qual é a taxa e qual é o dia que receberemos o retorno do “empréstimo”.

Debêntures são títulos emitidos por grande empresas pra elas captarem dinheiro. Ou seja, são empréstimos que fazemos às grandes empresas. Quando é um empréstimo “inverso”, é um investimento em renda fixa, pois já sabemos qual é a taxa e qual é o dia que receberemos o retorno do “empréstimo”.

Poupança também serve pros bancos captarem dinheiro, mas eles não podem utilizar a grana do jeito que quiserem (devem utilizar pra crédito imobiliário). Ou seja, da mesma forma que o CDB, a poupança é uma forma de empréstimo que fazemos aos bancos. Quando é um empréstimo “inverso”, é um investimento em renda fixa, pois já sabemos qual é a taxa e qual é o dia que receberemos o retorno do “empréstimo”.

Fundos Imobiliários não são empréstimos a seu ninguém e é considerado um investimento em Renda Variável. Pra ser simplório: é um fundo com o dinheiro de um monte de gente e que distribui essa grana na compra de imóveis. Esses imóveis geram aluguéis e esses aluguéis são distribuídos mensalmente entre os cotistas do fundo. Como você não tem como saber o preço da cota no futuro e, muito menos, o preço do “aluguel”, ele é um investimento em renda variável.

Referência dentro do site:

-> [Artigo] O que é renda fixa?

 


#PERGUNTA# Qual dos ativos abaixo não é coberto pelo FGC – Fundo Garantidor de Crédito?


Opções:

-> RDB
-> LCA
-> Debêntures
-> Poupança

Resposta correta:

-> Debêntures

De olho no lance:

O FGC – Fundo Garantidor de Crédito, garante sua grana investida até o teto de 250mil reais por CPF e por instituição financeira. O segredo pra entender o que é coberto pelo FGC é entender que o FGC garante APENAS “instituições financeiras”.

RDB (Recibo de Depósito Bancário) é praticamente igual aos CDB, e são títulos emitidos por bancos. Banco = Instituição Financeira.

LCA (Letra de Crédito do Agronegócio) também são títulos emitidos por bancos. Banco = Instituição Financeira. Detalhe extra: ao contrário do CDB e do RDB, em que o banco pode utilizar a grana como bem entender, o dinheiro oriundo de LCAs deve ser utilizado pra gerar crédito pro agronegócio.

Debêntures são títulos emitidos por grande empresas. Ou seja, não é um título emitido por uma instituição financeira. Se não tem a ver com instituição financeira, então não tem FGC na parada.

Poupança, como todos sabemos, é através de banco. Banco = Instituição Financeira. Instituição Financeira = FGC.

Referência dentro do site:

-> [Artigo] O que é FGC e minha experiência prática com um banco que quebrou

 


#PERGUNTA# Qual das seguintes afirmações está correta?


Opções:

-> Os fundos de investimento não pagam imposto de renda
-> Não existem fundos de investimentos que investem em outros fundos de investimentos
-> Quando se investe num fundo de investimento, há certeza de qual será a rentabilidade do investimento
-> Os fundos de investimento investem em vários tipos de ativos diferentes

Resposta correta:

-> Os fundos de investimento investem em vários tipos de ativos diferentes

De olho no lance:

Um fundo funciona como uma conta corrente conjunta e gigante onde milhares de pessoas colocam sua grana lá. Aí tem uma galera (os administradores) que pega essa grana que entra e sai investindo por aí, ou seja, saem investindo em vários tipos de ativos diferentes.

E o que é interessante é que há vários fundos que o único trabalho deles é pegar a grana e colocar em outro fundo.

Em geral, o Imposto de Renda segue a mesma tabela dos investimentos em Renda Fixa.

Com exceção de ativos com taxas pré-fixadas (Tesouro Pre – LTN por exemplo), nunca há certeza da rentabilidade nominal em qualquer tipo de investimento.

Referência dentro do site:

-> Tá faltando um artigo específico sobre fundos de investimento. Mas eu tenho preconceito com fundos, hehehe. Sou a favor de você mesmo comprar seus ativos (realizar seus investimentos sem intermediários).
-> Mas citei essa lógica acima aqui ó: [Artigo] Como Investir para Aposentadoria

 


#PERGUNTA# Se você entrar num plano de previdência já sabendo que vai precisar do dinheiro no curto prazo (até 4 anos). Qual tabela de IR tu deve escolher?


Opções:

-> Tabela exponencial
-> Tabela regressiva
-> Tabela linear
-> Tabela progressiva

Resposta correta:

-> Tabela progressiva

De olho no lance:

Só existe “Tabela Progressiva” e “Tabela Regressiva”. Essas outras duas aí eu inventei.

-> Tabela Progressiva é a tabela que o percentual do IR vai progredindo (aumentando). MAS é em relação ao montante de cada resgate que você fará lá no futuro.

-> Tabela Regressiva é quando o imposto vai regredindo (diminuindo). Mas, agora, em relação ao prazo que você deixou a aplicação lá no fundo de previdência.

Se você já sabe que vai tirar a grana com menos de 4 anos, então evite pagar 30% de imposto de renda optando pela Tabela Progressiva ao invés da Regressiva.

Referência dentro do site:

->[Artigo] Como Investir para Aposentadoria

 


#PERGUNTA# Qual produto de previdência privada possibilita abatimentos de imposto na sua Declaração de Imposto de Renda anual?


Opções:

-> INSS
-> VGBL
-> PGBL
-> FGTS

Resposta correta:

-> PGBL

De olho no lance:

Bem simploriamente podemos dizer que o INSS é a nossa previdência social, ou seja, nossa previdência pública.

FGTS é o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. E não tem  nada a ver com previdência privada.

VGBL e PGBL é o que importa ao olharmos a previdência privada.

-> VGBL = Vida Gerador de Benefício Livre

-> PGBL = Plano Gerador de Benefício Livre

Você será informado por aí que o PGBL é mais adequado para quem faz Declaração Completa e o VGBL é mais adequado para quem faz a Declaração Simplificada.

Realmente o que você coloca no PGBL, no plano, te dá o direito de abater esse valor da base de cálculo do imposto de renda anual. Ou seja, te dá o direto de pagar menos imposto no exercício anual ou, se for o caso, ser restituído pela Receita Federal no momento da sua declaração. Mas isso só acontece se você faz a declaração completa. Se você faz simplificada, não há esse abatimento.

VGBL, de vida, não te dá esse direito (de abatimento do imposto). Mas isso não significa que, por você fazer a declaração simplificada, então o melhor pra você é o VGBL. Já expliquei isso num artigo aqui do PoupeMe.com.

Referência dentro do site:

->[Artigo] Como Investir para Aposentadoria

 


#PERGUNTA# Qual das alternativas abaixo não representa um tipo de remuneração aos acionistas?


Opções:

-> Preferência de subscrição
-> Dividendos
-> Juros sobre o capital próprio
-> Bonificações

Resposta correta:

-> Preferência de subscrição.

De olho no lance:

Dividendos é a participação nos lucros. Quando você tem ações de uma empresa, você é dono de parte da empresa. Se existir divisão de lucro entre os donos, então você receberá essa grana através dos dividendos.

O lucro também pode ser distribuído entre os acionistas através de Juros Sobre o Capital Próprio. Para o investidores, a diferença em relação aos dividendos é que se paga 15% de Imposto de Renda direto na fonte.

As Bonificações surgem quando o capital social é aumentado com novas ações sendo emitidas para os atuais acionistas sem que eles precisem pagar por elas (os atuais acionistas ganham mais ações mantendo o mesmo percentual de participação na empresa).

Portanto, os três casos citados representam uma remuneração.

É a preferência de subscrição, como o próprio nome diz, que é tão somente uma preferência e não uma remuneração direta ou indireta. A preferência de subscrição se dá, por exemplo, quando o capital é aumentado e novas ações são emitidas sem a bonificação citada acima. Nesse caso, as ações até então detidas pelos acionistas passariam a representar uma fração menor do capital. Assim, para evitar que ocorra essa diminuição na participação percentual detida pelo acionista no capital da companhia, a lei assegura a todos os acionistas, como um direito essencial, a preferência na subscrição das novas ações que vierem a ser emitidas em um aumento de capital, na proporção de sua participação no capital, anteriormente ao aumento proposto.

Referência dentro do site:

-> Realmente nunca tratei esse assunto no PoupeMe.com, hehehe.

 


#PERGUNTA# Qual dos pontos abaixo está relacionado à relação risco versus retorno de um investimento?


Opções:

-> Teoria de Dow
-> IMA-S
-> IMA-B
-> Indice de Sharpe

Resposta correta:

-> Indice de Sharpe

De olho no lance:

O IMA – Índice de Mercado ANBIMA é uma família de índices que representa a evolução, a preços de mercado, da carteira de títulos públicos e serve como benchmark para o segmento. IMA-S representa a carteira de títulos Tesouro SELIC (LFT). IMA-B representa a carteira de títulos Tesouro IPCA+ (NTNB).

Teoria Dow recebe esse nome do jornalista Charles Dow, que é um dos fundadores do The Wall Street Journal e que criou em 1896 o índice Dow Jones (Dow Jones Industrial Average). O índice Dow Jones estaria para a bolsa norte-americana o que o nosso indice BOVESPA (IBOV) está para a bolsa brasileira. Bem, essa teoria é a mãe da análise técnica moderna e, simplificando MUITO aqui, ela diz que o preço de uma ação representa tudo sobre uma empresa e seu mercado (ou seja, basta olhar os gráficos e analisar as tendências).

Indice de Sharpe foi criado por William Forsyth Sharpe, que recebeu o Prêmio de Nobel de economia em 1990. Ele inventou uma fórmula simples para analisar a relação risco retorno de um investimento. Essa conta considera a rentabilidade de um investimento livre de risco (Tesouro SELIC por exemplo), a rentabilidade do investimento que queremos avaliar, e a volatilidade (o quanto varia o preço) do investimento que queremos avaliar.

Referência dentro do site:

-> Novamente, nunca tratei esse assunto no PoupeMe.com, hehehe. MAS, cabe uns artigozinhos sobre Indice de Sharpe e Alocação de Ativos sim.

 


#PERGUNTA# Da relação abaixo, aponte o país com a maior taxa de juros real:


Opções:

-> Brasil
-> Canadá
-> Suécia
-> China

Resposta correta:

-> Brasil

De olho no lance:

Quando falarmos de alta taxas de juros sempre associe ao Brasil. É por isso que aqui fazer empréstimos e dívidas sai tão caro. Em compensação, ter alta rentabilidade investindo em Renda Fixa também é muito fácil.

O site MoneYou.com.br, em parceria com a Infinity Asset Management, divulga mensalmente as taxas de juros (nominal e real) dos 40 países mais relevantes do mercado mundial.

Referência dentro do site:

-> A tabela aparece em [Artigo] 11 coisas que você não sabe sobre a taxa SELIC
-> A tabela também aparece em [Artigo] Empréstimos: Quando fazer e qual taxa aceitar

 


#PERGUNTA# Da relação abaixo, aponte o país com a menor taxa de juros nominal:


Opções:

-> Suíça
-> Brasil
-> México
-> Estados Unidos

Resposta correta:

-> Suíça

De olho no lance:

Uma baixa taxa de juros costuma estar associada a países desenvolvidos do primeiro mundo. Por quê? Pois a taxa de juros de um país representa também o risco de se investir em tal país. Quanto menor o risco, menor a taxa.

O risco de perder dinheiro emprestando dinheiro pra Suíça é tão pequeno que a sua rentabilidade é NEGATIVA. Hahaha. Isso significa que nêgo topa deixar/perder um pouco de dinheiro na mão da Suíca em função da garantia de que a grana estará lá disponível aconteça o que acontecer (pense no caso de uma guerra mundial por exemplo).

Referência dentro do site:

-> A tabela aparece em [Artigo] 11 coisas que você não sabe sobre a taxa SELIC
-> A tabela também aparece em [Artigo] Empréstimos: Quando fazer e qual taxa aceitar

 


#PERGUNTA# Qual título público que tem seu rendimento nominal diretamente atrelado à inflação?


Opções:

-> LTN
-> NTN-F
-> NTN-B
-> LFT

Resposta correta:

-> NTN-B

De olho no lance:

Essa foi meio que uma pegadinha, hehehe. Pois, desde 2015, o Tesouro Nacional simplificou o nome dos títulos públicos, então ninguém mais precisa decorar essas siglas impossíveis.

LTN = Letra do Tesouro Nacional = Tesouro Prefixado.

NTN-F = Nota do Tesouro Nacional, série F = Tesouro Prefixado com Juros Semestrais

NTN-B = Nota do Tesouro Nacional, série b = Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais

LFT = Letra Financeira do Tesouro = Tesouro SELIC

MAS, esqueça essas siglas, não servem pra nada. Basta chamar pelo apelido e entender os três tipos: IPCA+, SELIC e Prefixado.

Referência dentro do site:

-> [Artigo] Tesouro Direto em 30 segundos

 


#PERGUNTA# Se você pegar um empréstimo e quiser comparar as condições em diferentes instituições financeiras, qual será o dado mais importante para analisar?


Opções:

-> Juros
-> CET
-> Valor da parcela
-> Impostos

Resposta correta:

-> CET

De olho no lance:

CET = Custo Efetivo Total.

Essa é a taxa que considera a taxa de juros e TODOS os encargos e despesas incidentes nas operações de crédito (nos empréstimos e financiamentos).

Ou seja, não adianta olhar apenas para a taxa de juros informada pela instituição financeira. O que importa mesmo é o CET (que também é uma taxa dada em %).

Referência dentro do site:

-> Nunca falei exclusivamente sobre CET e sou contra financiamentos. Esclareço aqui: [Artigo] Empréstimos: Quando fazer e qual taxa aceitar

 


#PERGUNTA# Se vais simular um investimento de longo prazo, qual a principal variável que deve ser considerada em relação à rentabilidade dos teus investimentos?


Opções:

-> Taxa de juros real
-> Taxa de juros nominal
-> Taxa Selic
-> Taxa DI

Resposta correta:

-> Taxa de juros real.

De olho no lance:

A longo prazo você tem que garantir que vai vencer da inflação. A taxa de juros real é sua taxa de juros acima da inflação.

Referência dentro do site:

-> A tabela aparece em[Artigo] Como Investir para Aposentadoria
-> A tabela também aparece em [Artigo] Tesouro Direto em 30 segundos

 


#PERGUNTA# A Taxa SELIC atual (% ao ano) está:


Opções:

-> Menor que 6%
-> Entre 13% e 20%
-> Entre 6% e 13%
-> Maior que 20%

Resposta correta:

-> Entre 6% e 13%.

De olho no lance:

Consulte aqui a Taxa SELIC real. Ou, consulte aqui o histórico bem como a meta atual da SELIC. 

Referência dentro do site:

->[Artigo] 11 coisas que você não sabe sobre a taxa SELIC

 


#PERGUNTA# Qual principal índice de inflação do Brasil?


Opções:

-> IPCA
-> TR
-> SELIC
-> CDI

Resposta correta:

-> IPCA

De olho no lance:

IPCA = Indice de Preços ao Consumidor Amplo. O índice é calculado pelo IBGE com a galera indo para as ruas fazendo pesquisa e vendo de fato em quanto tá o preço das coisas. O quanto o conglomerando de coisas aumentou de preço é a inflação. Essa explicação tá bem simples, OK?

Referência dentro do site:

-> Explico o IPCA aqui: [Video] Como comprar títulos públicos no site do Tesouro Direto

 


#PERGUNTA# Considerando que você compre um título público e o venda antes de 6 meses da compra, qual alíquota de Imposto de Renda incidirá sobre o rendimento?


Opções:

-> 17,5%
-> 20%
-> 15%
-> 22,5%

Resposta correta:

-> 22,5%

De olho no lance:

A tabela de Imposto de Renda que todo título de Renda Fixa segue é a seguinte:
– 22,5% se deixar a grana por 6 meses
– 20,0% se deixar a grana por 1 ano
– 17,5% se deixar a grana por 2 anos
– 15,0% se deixar a grana por mais de 2 anos

Lembrando que os títulos públicos são investimentos de Renda Fixa, portanto, seguem a tabela acima.

Referência dentro do site:

-> [Artigo] O que é Renda Fixa
-> [Artigo] Tesouro Direto em 30 segundos

 


#PERGUNTA# Considerando que haverá Imposto de Renda (IR) sobre o rendimento de determinado investimento, qual seria a menor alíquota de IR a ser cobrada?


Opções:

-> 15%
-> 22,5%
-> 17,5%
-> 20%

Resposta correta:

-> 15%

De olho no lance:

Novamente, a tabela de Imposto de Renda que todo título de Renda Fixa segue é a seguinte:
– 22,5% se deixar a grana por 6 meses
– 20,0% se deixar a grana por 1 ano
– 17,5% se deixar a grana por 2 anos
– 15,0% se deixar a grana por mais de 2 anos

Nos ativos de Renda Variável quando há incidência de imposto de renda geralmente é de 15%. É o caso dos rendimentos em caso de venda de cotas de Fundos Imobiliários ou vendas de ETFs por exemplo.

Referência dentro do site:

-> [Artigo] O que é Renda Fixa

 


#PERGUNTA# Quanto rende a poupança anualmente (a.a.) quando a Taxa Selic é maior que 8,5% a.a.?


Opções:

-> 6,17% + TR
-> 0,5% + TR
-> 70% da SELIC + TR
-> 3% + TR

Resposta correta:

-> 6,17% + TR

De olho no lance:

Poupança rende:

  • TR (Taxa Referencial) mais 0,5% ao mês;
  • Ou TR mais 70% da SELIC, quando esta última for menor que 8,5%.

Esses 0,5% ao mês transformam-se nos 6,17% ao ano. Não caia nessa pegadinha, hehehe.

Referência dentro do site:

-> [Artigo] O que é Renda Fixa

 


#PERGUNTA# Qual o significado de LFT?


Opções:

-> Livro de Finanças do Tesouro
-> Letra Financeira do Tesouro
-> Letra de Finanças do Tesouro
-> Letra Financiada do Tesouro

Resposta correta:

-> Letra Financeira do Tesouro

De olho no lance:

Novamente uma pegadinha, hehehe. Pois, desde 2015, o Tesouro Nacional simplificou o nome dos títulos públicos, então ninguém mais precisa decorar essas siglas impossíveis.

LFT = Letra Financeira do Tesouro = Tesouro SELIC

MAS, repetindo, esqueça essas siglas, não servem pra nada. Basta chamar pelo apelido Tesouro SELIC e pronto.

Referência dentro do site:

-> [Artigo] Tesouro Direto em 30 segundos

 


#PERGUNTA# Qual dos investimentos abaixo são isentos de Imposto de Renda?


Opções:

-> LCI
-> CDB
-> Títulos Públicos
-> RDB

Resposta correta:

-> LCI

De olho no lance:

CDBs são títulos emitidos por bancos pra eles captarem dinheiro e utilizarem do jeito que quiserem. Ou seja, são empréstimos que fazemos aos bancos. Segue a tabela de Imposto de Renda padrão para os investimentos em Renda Fixa.

RDB (Recibo de Depósito Bancário) é praticamente igual aos CDB, e são títulos emitidos por bancos. Também segue a tabela de Imposto de Renda padrão para os investimentos em Renda Fixa.

Títulos Públicos são os títulos emitidos pelo Tesouro Nacional e vendidos via Tesouro Direto.

LCI (Letra de Crédito Imobiliário) também são títulos emitidos por bancos.  Porém, ao contrário do CDB e do RDB, em que o banco pode utilizar a grana como bem entender, o dinheiro oriundo de LCIs deve ser utilizado pra gerar crédito imobiliário pra galera financiar seus imóveis. Pra incentivar a emissão e compra desses títulos, o governo deixou os investidores isentos de  Imposto de Renda.

Referência dentro do site:

-> [Artigo] O que é Renda Fixa

 


#PERGUNTA# Utilizando a classificação de risco da Agência Moody’s. Qual dessas opções representa uma classificação de menor risco de crédito?


Opções:

-> Aa3
-> Baa2
-> B2
-> A3

Resposta correta:

-> Aa3

De olho no lance:

São três as maiores agências de classificação de risco: Moody´s, S&P e Fitch.

Cada agência tem sua própria tabela e quanto maior for a probabilidade de calote do que estiver sendo avaliado (banco, país, empresa, etc.), pior será a sua nota ou a sua classificação.

Na escala de notas da Standard & Poor’s (S&P) e da Fitch, a melhor classificação é AAA e a pior é D.

Na escala da Moody’s, a melhor classificação é Aaa e pior é a C.

Cada agência adota um sistema de notas diferente. De qualquer forma, como podemos ver no resumo abaixo que peguei no G1.com.br, as notas na parte superior são as melhores e as notas na parte inferior da tabela são as piores.

 

Referência dentro do site:

-> Também nunca tratei esse assunto no PoupeMe.com. =D

 


#TESTE FINAL#


Agora volte para o Quiz do PoupeMe.com e bata o oráculo Warren Buffet ou, pelo menos, fique na frente do nível Sérgio Malandro.

AH! E, obviamente, chame mais gente pra jogar e testar clicando na sua rede social favorita:

– Facebook

– Twitter

– LinkedIn

– Google+