Sobre o autor | César Falcão

Áhlôu você! Tudo certo? Eu sou César Falcão, casado com Marina Almeida, pai de primeira viagem da ser-humanazinha chamada Helena, engenheiro de produção, torcedor do Náutico, petroleiro, e fundador e editor do Blog Poupe Me!.

Se você já se perguntou:

  • Como faço para controlar meus custos, fazer um orçamento, organizar e planejar minhas finanças pessoais?
  • Quais são os investimentos simples e seguros para sair do baixo rendimento da poupança?
  • Qual o primeiro passo para começar a investir sem perder dinheiro?
  • Qual a melhor estratégia para financiar a minha aposentadoria?

…então tu tá no lugar certo.

Pernambucano no sotaque e até na escrita, além de pai (é quase uma profissão), sou Engenheiro de Produção formado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e trabalho, orgulhosamente, desde setembro de 2010 como engenheiro concursado na Petrobras.  Sou um curioso e enxerido em relação a todo tipo de conhecimento, em especial nos temas de gestão, produtividade, esportes, tecnologia, geopolítica e ainda finanças pessoais e investimentos.

Gráficos InvestimentosJá investi e invisto ainda em ações (ETFs e de empresas específicas), LCIs, LCAs, CRIs, Títulos Públicos, LCs, CDBs, RDBs, Debêntures e ainda em Fundos Imobiliários. Apesar de ter ganho bons rendimentos, também já perdi muito dinheiro em ações específicas na bolsa e também no mercado de imóveis, o que acredito ter me deixado vacinado e preparado para os acertos. Tive também investimentos de LCAs de um banco que quebrou (banco BVA em 2012), o que hoje me parece uma boa coisa, hehehe, pois assim posso falar da experiência prática de ir buscar meu dinheiro no FGC – Fundo Garantidor de Crédito.

Pois bem, nos últimos anos venho de forma bem natural prestando “assessoria financeira” informal e obviamente gratuita aos meus amigos e familiares. Durante as pseudo-reuniões, quase sempre na base de muito vinho e de muita cerveja, vi que algumas dicas e manhas, que para mim eram relativamente simples de captar e aplicar, geravam grandes impactos nos meus ouvintes.Brinde

Demorei a me dar conta de que poderia estar passando essas informações (ou pulos do gato como eu costumo chamar) a qualquer pessoa, bastava divulgar o que aprendi, fiz, e até já ensinei, para quem quiser acessar na internet. Então, pensando que o tema também pode ser tratado de forma leve e bem-humorada, criei o site para utilizar a mesma linguagem descontraída que converso com meus amigos.

Tô longe de ser um grande investidor e, tampouco, sou o melhor planejador que conheço. Sei até de várias pessoas que poderiam falar com muito mais propriedade do que eu sobre o mundo dos investimentos, em especial quanto ao mercado de ações e de imóveis (dois mercados com várias semelhanças). MAS, “Você não precisa ser o Pica das Galáxias pra ensinar algo a alguém, basta ter mais conhecimento e/ou mais experiência prática do que a outra pessoa.”.

Através das dúvidas que coletei, percebi que há a possibilidade de atender de forma simples e direta grande parte dos anseios das pessoas que estão dando os primeiros passos na gestão de suas finanças pessoais e, de quebra, ainda derrubar alguns mitos:

  • poupar é pra quem ganha bem;
  • investir é sempre arriscado, ou seja, há sempre a possibilidade de perder dinheiro;
  • poupar e investir é muito complicado;
  • é bom seguir as indicações e produtos do meu gerente do banco;
  • investimento é só pra gente rica.

Você já se fez algumas dessas afirmações ou pretende entender mais sobre o tema?

Então coloque seu email abaixo e você receberá grátis as ferramentas e atualizações do blog.

Leitores inteligentes que investem em boa informação já são assinantes do blog. Junte-se a eles!

FIQUE ATUALIZADO, ASSINE E POUPE TEMPO


 

Apresentação do blog

Este site foi criado para apresentar, de forma didática e bem-humorada, ferramentas e caminhos para instruir quem quer dar os primeiros passos em investimentos ou em organização de finanças pessoais.

AH!… E esse da foto aí abaixo não é o autor não, viu! Trata-se de um grande amigo que comumente utiliza o jargão (e porque não a expressão facial) que dá nome a este blog: “Poupe Me!”

Meme Poupe Me

…éÉér…, o jargão correto seria “Me Poupe!”, mas por questões operacionais vamo simbora de Poupe Me! mesmo.

Pois bem, o objetivo do Poupe Me! não é ser um super blog de investimentos ou educação financeira. Inicialmente, o público alvo é pessoas que procuram investimentos simples de entender e operacionalizar, ou mesmo aqueles que procuram formas seguras de fugir da poupança.

Além do que deu errado, vamos compartilhar o que já foi testado e funcionou e funciona para o autor do blog e seus conhecidos, de forma independente e sem vínculos com instituições financeiras ou imprensa.

O pulo do gato

Pulo do gato

Percebemos que apenas um pequeno gap (lacuna) de informação é o que separa grande parte das pessoas em acessar e se familiarizar às diversas possibilidades de investimentos seguros e rentáveis.

Pois é, estamos em 2016, século 21 bombando, na Era da Informação e na Era Digital (talvez já pós-digital), e, mesmo com tanta informação disponível (e para alguns justamente por isso), a galera ainda tem boa parte de suas economias na poupança, ou rendendo um percentual bem menor do que 100% do DI (explico outro dia), ou até pagando caro (sem saber) para os outros administrarem seu dinheiro.

Gap Puzzle

Ou, ainda pior, muita gente termina se afundando em dívidas ou simplesmente não consegue juntar uma grana para um objetivo de vida (empreender, aposentadoria precoce e tranquila, estudo dos filhos numa universidade/escola de alto padrão, casa própria, ou mesmo uma viagem de férias),  pois não controla seus custos, não tem um planejamento para seguir, não poupa um centavo por mês e não tem nenhuma reserva financeira. Poupe Me, né!

Quem é assalariado ou faz seus bicos por aí consegue fazer uma poupança num ótimo investimento com apenas 30 reais por mês. Tirando os casos de grande endividamento, que talvez abordaremos no futuro, não há nada desses pontos listados que com alguns artigos do blog não se dê o pulo do gato para resolver o tal gap, a peça que falta no quebra-cabeça, seja ela qual for.

Proposta e convite

Garota com PorquinhoEntão, acreditamos que apresentar as possibilidades de investimentos simples e, eventualmente, seus efeitos ao longo da vida de cada pessoa, fará com que o leitor passe a buscar uma melhor organização de suas finanças pessoais. A ideia é utilizar humor, quiçá um pouco de comédia, além de uma linguagem simples e realmente direta ao ponto e à prática. Prática? É, pois tentaremos fazer com que os textos levem o leitor a, inevitavelmente, colocar a mão na massa, nem que seja por 30 segundos (saca o primeiro post sobre o Tesouro Direto).

Nossa intenção, ainda, é que os próprios leitores e curiosos de plantão também criem ou sugiram artigos, peçam comentários de notícias, escrevam, passem suas ferramentas, planilhas, informações, dêem sua opinião, joguem tomate no palco, etc.

Assim, todos estão convidados a seguir o blog, comentar, pedir coisa, encher o saco, blábláblá. MAS, também estão convidados a escrever e compartilhar!

To nessa pegada, e tu?!

E Tu Miro
 

FIQUE ATUALIZADO, ASSINE E POUPE TEMPO


 

 Imagens de freeimages.com e pixabay.com