Tesouro Direto ou Poupança? Saiba quando a Poupança rende mais que o Tesouro SELIC

 

 

Se você já sabe quando a Poupança rende mais que o Tesouro Direto (spoiler alert!!! QUASE NUNCA) e não sabe como aplicar no Tesouro na prática, bastar aprender, em pouquíssimos minutos, através do nosso passo-a-passo em vídeo 

 👇🏽

privacy Seu e-mail está seguro! #OdeioSpam

Sigamos!

Tesouro Direto ou Poupança?

Quer saber quando a Poupança rende mais que o Tesouro Direto (Título Tesouro SELIC – LFT)?

Quem tá inscrito na lista de e-mail do PoupeMe.com já recebeu essa informação em algum momento.

Mas não custa nada relembrar a resposta…

NUNCA (ou quase nunca)!

A Poupança NUNCA rende mais que o Título Tesouro SELIC (LFT) comprado lá no Tesouro Direto. Na verdade, quase nunca.

Infelizmente (ou felizmente), eu não vou fazer as contas matemáticas pra provar isso, hehehe.

Talvez os cálculos detalhados sejam complexos e desnecessários. Ou seja, poderia confundir muito pra esclarecer pouca coisa (já fiz cálculos mirabolantes aqui no site antes, inclusive no artigo anterior a esse).

Então, pra todos confiarem que o Tesouro SELIC sempre rende mais que a Poupança, vou usar uma lógica BEM MAIS simples do que qualquer calculozão…

 

A nova Poupança – Est 04/05/2012


Lembra da “Nova Poupança”?

A “Nova Poupança” é a regra atual de rendimento da poupança, válida desde 04/05/2012. Ela diz que a nossa poupança (a minha e a sua, e em qualquer banco brasileiro) rende assim (não se preocupe agora com os números):

-> 0,5% ao mês mais a TR (taxa referencial), quando a SELIC está acima de 8,5% a.a. (ao ano);
-> 70% da SELIC mais a Taxa Referencial (TR), quando a SELIC estiver igual ou abaixo de 8,5% ao ano.

8,5% ao ano = 0,68% ao mês (só pra gente ter uma comparação com aqueles 0,5% ao mês da primeira linha acima).

Antes de 04/05/2012 a regra da poupança era simplesmente 0,5% ao mês mais a TR (taxa referencial). Independente da SELIC. Isso dá 6,17% ao ano mais TR.

(adendo rápido: se você não sabe o que é SELIC, clique aqui pra sacar nosso artigo específico)

(outro adendo rápido: se você não sabe o que é TR, pode deixar pra lá e não perca seu tempo tentando aprender essa miséra)

Bem, se você ainda tiver dúvidas… essa informação (da poupança a partir de 04/05/12) aparece no seu extrato bancário. É só puxar um extrato da tua poupança aí!

E essa “nova” regra da Poupança de 04/05/2012 surgiu do nada?

Não, não veio do nada. Essa regra surgiu na mesma época que o governo estabeleceu a menor meta da SELIC da história (até então, já que em 2017 ficou menor ainda)!

Continuando a lógica…

 

E por que a regra da Poupança foi alterada?


Para evitar que a poupança “ganhe” do Tesouro SELIC!!!

É rapaz! Isso foi pra evitar a fuga de grande capital dos títulos públicos (dinheiro pro governo) para a poupança (dinheiro pros bancos). Simples assim.

Pois se a Poupança passasse a render mais, todos os grandes Fundos de Investimentos e Grandes Investidores zerariam sua posição em Tesouro SELIC.

Vale lembrar que a poupança é regida por regras específicas estabelecidas pelo próprio governo federal (que é, também, pra quem vai nossa grana colocada em títulos públicos). Já falei isso no artigo “O que é Renda Fixa?”.

Mas fora a Taxa SELIC (que é o indexador do título público Tesouro SELIC), tem outra taxa na fórmula da Poupança, né? A TR (Taxa Referencial).

De qualquer forma, eu aprendi no livro “Case com seu banco com separação de bens “ que: quando a taxa SELIC chega próximo a 9%, a TR (Taxa Referencial) fica 0% ou próximo de 0%.

Ou seja, se a SELIC cair abaixo de 8,5%, a poupança renderá somente 70% dela (pois a TR é zero).

Numa SELIC nesse nível, dizer que o rendimento da Poupança é 70% da SELIC mais a Taxa Referencial (TR) torna o termo “mais a Taxa Referencial (TR)” inócuo. O que quero dizer é que a TR pode ser jogada fora e eliminada dessa conta.

Assim podemos voltar a nossa lógica e olhar apenas a SELIC…

 

E por que o número mágico de render 70% da SELIC?


tesouro-direto-ou-poupanca

Os rendimentos da Poupança são livres de Imposto de Renda.

Mas o IR nos investimentos de Renda Fixa (como no Tesouro SELIC) varia SEMPRE de 15% a 22,5%.

Comparando com o Tesouro SELIC, que rende à Taxa SELIC, isso dá um rendimento líquido (livre de imposto), SEMPRE de 85% a 77,5% da SELIC.

Ou seja, mesmo pagando o máximo de imposto, você tem 77,5% da SELIC aplicando no Tesouro Direto. Assim, fica simplesmente impossível a poupança ser mais vantajosa que o Tesouro SELIC.

Ou melhor, é quase impossível a poupança render mais que o Tesouro SELIC. Em algumas situações bem extremas isso poderia acontecer sim…

 

Situações Extremas – Poupança melhor que Tesouro


Situação Extrema 1 – Poupança melhor que Tesouro na “Resgatação” Precoce

A “resgatação” precoce acontece com quem quer dar uma rapidinha com seu investimento.

Assim, pode acontecer da Poupança ser melhor quando você aplicar e resgatar o dinheiro rapidinho, rapidinho. Com menos de 14 segundos dias por exemplo.

Nesse caso…

-> Na poupança, seu rendimento seria zero (nem ganha nem perde). Pois você só recebe rendimento na poupança se a grana ficar por mais de um mês lá.

-> No Tesouro SELIC você poderia perder um pouco em caso de resgate nos primeiros dias em função:

(a) do preço de venda do título (que é o preço que você faz seu resgate) ser sempre menor do que o preço de compra (o preço da sua aplicação);

(b) da cobrança de IOF (Imposto sobre Operação Financeira) que existe apenas se o resgate for feito com menos de 30 dias (regredindo de 96% do rendimento no primeiro dia até 3% do rendimento no vigésimo nono dia);

(c) da cobrança da taxa de custódia da BVMF&BOVESPA (míseros 0,00082% do seu montante ao dia) e talvez, da taxa de administração do seu banco/corretora (mas basta você utilizar uma que tenha taxa zero).

Situação Extrema 2 – Poupança melhor que Tesouro quando a SELIC cair MUITO e você ainda tiver aplicações anteriores a 04/05/2012

Se a SELIC cair muito (como caiu em 2017) e ficar bem mais abaixo do que os 8,5% ao ano, quem tem aplicações da Poupança realizados antes da data de 04/05/2012 realmente teria rendimentos maiores.

 

Como migrar AGORA da Poupança pro Tesouro SELIC


gnu migrando

Se liga… essa alteração da regra da poupança foi em 2012!

A plataforma do Tesouro Direto, por sua vez, existe desde 2002!

E  MUITA gente ainda deixa todo seu dinheiro na Poupança, podendo simplesmente migrar boa parte das economias para o Tesouro SELIC lá no Tesouro Direto (não indico zerar completamente sua poupança).

Tem outro detalhe aí… o Tesouro SELIC, além de ser mais rentável, também é um investimento MAIS SEGURO que a Poupança (já esclareci isso nesse artigo aqui).

Então você já percebeu que tá na hora da migração, né?

Se você não sabe como utilizar o site do Tesouro Direto, bastar aprender em pouquíssimos minutos através do nosso passo-a-passo em vídeo

privacy Seu e-mail está seguro! #OdeioSpam

Ou, pra quem já catuca no Tesouro Direto, mas precisa fazer simulações pra se empolgar com a mudança de rentabilidade, você tem outras duas sessões perfeitas aqui no site:

-> Planilhas Financeiras

-> Calculadoras e Simuladores

Apenas um adendo final…

No resgate da poupança, a grana entra imediatamente na sua conta corrente, enquanto que no Tesouro SELIC (LFT) isso só acontecerá no dia seguinte da operação (costumo trabalhar com uma margem de 2 a 3 dias pra não ter surpresas).

Por esse motivo, recomendo você deixar uma reserva pequena na Poupança pra conseguir acessar o dinheiro em poucos segundos.

 

Conclusão


-> Tesouro SELIC no Tesouro Direto, além de ser mais seguro, rende mais que a Poupança;

-> Mesmo pagando o máximo de Imposto de Renda, o Tesouro SELIC no Tesouro Direto rende mais que a Poupança;

-> Apenas em caso de aplicações com resgate em poucos dias o Tesouro SELIC renderá menos;

-> Com a SELIC abaixo de 8,5%, deixe o dinheiro na poupança apenas se sua aplicação lá foi anterior a 04/05/2012;

-> Clique e compartilhe este artigo com amigos e familiares que ainda têm suas economias na Poupança (Facebook, Twitter, Google+, LinkedIn);

-> Se você não sabe como utilizar o site do Tesouro Direto, bastar aprender em pouquíssimos minutos através do nosso passo-a-passo em vídeo aqui…

arrow

privacy Seu e-mail está seguro! #OdeioSpam

arrow